ALIMENTE-SE DEVAGAR E CONSCIENTEMENTE.
.jpg)
Passei a ter a sensação de que estava participando de algum concurso (imaginário) quando comecei a observar a rapidez com que me alimento, sem me atentar a mastigação adequada e sem perceber conscientemente o que estou comendo. Quando estou à mesa com outras pessoas, observo que sempre termino primeiro minhas refeições, só que até então pensava que isto fosse uma qualidade e que talvez até significasse que terminei primeiro porque comi menos... que falácia, que auto engano.
A Drª Judith, nos pede para fazermos esta tarefa dando dois argumentos bastante relevantes:
- Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo suficiente para registrar o que você está comendo e para emitir para o seu corpo um sinal de satisfação.
- Quando você cada porção do que está ingerindo você fica mais satisfeito após comer
Pesquisas apontam que existe um intervalo de pelo menos 20 minutos entre o momento em que seu estômago fica cheio de comida e o momento em que o cérebro reconhece isto, assim a lógica é que quanto mais devagar comemos mais tempo o nosso corpo tem para enviar esta mensagem para o cérebro e este lhe dê o sinal para parar de comer.
Judith, nos sugere que descansemos os talheres várias vezes durante as refeições esperando entre 10 e 30 segundos para pegá-los novamente. Você pode ajustar um cronômetro para soar de 3 em 3 minutos como alerta para você descansar os talheres.
Outra sugestão é beber goles de água durante a refeição pois isto ajuda a comer mais devagar. Também é bom anotar quanto tempo durou suas refeições no caderno da dieta.
Vamos lá, comer devagar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário